Bem vindos à R4W Assessoria Esportiva

Bem-vindos R4W Assessoria Esportiva!

A R4W é especializada em promover programas de qualidade de vida personalizada, treinamento de corrida de rua para pessoas iniciantes, amadora e aqueles que desejam alcançar o rendimento, respeitando a individualidade e os limites de cada participante.

Com ampla estrutura e locais estratégicos, a R4W está pronta para atender as necessidades dos participantes de forma individual, em grupo e a grupos corporativos.

quinta-feira, 17 de abril de 2014


Não tempo disponibilidade para treinar? Apresentamos o nosso sistema de treinamento on-line. Venha você também ser um aluno R4W Assessoria Esportiva! Faz Bem Viver Bem!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atividade física: Uma excelente escolha para uma vida melhor!



É indiscutível que a prática de atividade física associada a uma alimentação coerente está relacionada com melhores indicadores de saúde e qualidade de vida, porém, por vezes o cotidiano impede ou dificulta a prática de hábitos saudáveis como respeitar o intervalo entre as refeições ou realizar uma simples caminhada.
As implicações de uma vida hipoativa e da não adoção de hábitos alimentares saudáveis vão de pequenas indisposições em tarefas simples à, até mesmo a suscetibilidade a doenças cardiovasculares graves. 
Pequenas mudanças no comportamento já fazem um grande efeito para quem leva uma vida hipoativa. Preferir caminhar ao invés de usar o carro em pequenos percursos como a padaria do bairro, alternar entre elevador e escada para o deslocamento entre andares próximos e caminhar com cão por mais vezes durante a semana estão entre as práticas que não exigem investimento e estão ao alcance de todos.
Qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético maior do que os níveis de repouso já é suficiente para produzir algum efeito positivo no organismo, porém, é evidente que com o decorrer do tempo, seu corpo necessite de estímulos maiores para obtenção de bons resultados, nesta hora, a orientação nutricional ganha mais importância ainda.
Escolher a atividade a ser praticada depende do gosto e do quanto se pretende investir.
Em São Paulo, por exemplo, existem alternativas que vão de valores bem acessíveis até atividades com valores que podem chegar a R$ 200,00 por hora como é o caso do personal trainer.
Uma atividade que cresce na mesma velocidade das grandes cidades é a corrida de rua. Muitas pessoas tem se interessado em correr e caminhar nos parques e praças da cidade. Estima-se que no Brasil aproximadamente quatro milhões de pessoas já aderiram a esta atividade.
Além de melhorar sua disposição, emagrecer e ter mais qualidade de vida, os grupos de corrida ainda proporcionam o convívio social com pessoas com objetivos em comum o que leva a uma melhor motivação para a realização dos exercícios.
Independente da escolha é imprescindível consultar um médico para verificar as condições físicas e, tão importante o quanto, procurar um profissional especializado na modalidade em questão.
Sua saúde e qualidade de vida depende de suas iniciativas portanto, corra já atrás da atividade que mais lhe agrada e lembre-se, os benefícios vem de maneira gradativa e com a continuidade. Seja persistente, não tenha pressa e usufrua dos benefícios da atividade física você também.


Profº. Esp. Carlos Henrique
Supervisor Técnico da R4W Assessoria Esportiva de São Paulo
Cref.: 068525/G-SP

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nova parceria R4W Assessoria Esportiva

Agora a R4W Assessoria Esportiva (Run For Win) conta com a mais nova parceria Feel Good em seus treinos!


A Feel Good é uma linha de chás especiais, que une as propriedades milenares da planta Camellia Sinensis, a um delicado sabor adaptado ao paladar dos brasileiros.

Rica em antioxidantes, é leve, refrescante, sem adição de açúcar e com baixas calorias.

Um produto ideal para quem é preocupado com a boa forma e o bem estar.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Alguns benefícios da corrida perguntas e respostas!



Por Profº  Esp. Erivaldo Moreira e Carlos Henrique


Não é novidade que a corrida é um eficiente meio de deixar o corpo saudável. Além de favorecer a queima de gorduras, uma corrida leve pode proporcionar inúmeros benefícios. 
Se bem orientada, pode proteger as articulações de lesões, como também contribuir para tonificar músculos e deixar o coração mais forte. E os benefícios da corrida ainda podem ser multiplicados se ela for praticada em grupo tornando a corrida ainda mais prazerosa. 
Qualquer pessoa pode correr, desde que esteja bem de saúde, com os devidos exames realizados e que tenha liberação médica para tal atividade, e com orientação de um profissional de Educação Física especializado. 
A corrida é considerada um ótimo exercício para emagrecer, pois estimula gasto calórico através do metabolismo aeróbio. Com ela, produzimos energia através do glicogênio e também através dos lipídeos o que favorece o emagrecimento. Além disso, com a corrida podemos otimizar o metabolismo o que também facilita a perda de peso.

Correr continuo ou intervalado (com tiros e trotes mais leves) é mais eficiente para queimar calorias?

Esta questão tem um contexto bastante interessante, já que é uma dúvida de muitos praticantes de atividade física e esporte. Ainda não se sabe exatamente ao certo qual o método ideal para a perda de peso, já que muitos fatores influenciam como a alimentação e a variabilidade entre indivíduos e etc.

A queima de calorias esta diretamente ligada a carga de treino. E os estudos mostram que a corrida intervalada promove uma maior gasto de energia e aumento no total de calorias gastas em comparação a corrida contínua. Diante desse resultado, é certo que treinos com cargas mais altas provocam um gasto calórico maior do que treinos moderados. Correr intervalado promove um aumento considerável de carga no forte e recuperação no fraco. Um treino intervalado é uma excelente ferramenta para aprimorar o ritmo e a velocidade (dependendo da intensidade dos estímulos). E pode ser bem interessante também para iniciantes que não conseguem manter o ritmo prolongado por muito tempo, como na corrida contínua.

Antes e depois da corrida é importante realizar alongamento?

Alongar antes da corrida é bem interessante, inclusive muitas pessoas realizam essa prática. Após realizar o alongamento, uma vez que essa prática reduz a excitabilidade dos músculos e promove o relaxamento, é necessário realizar uma ativação muscular com saltitos, corridas estacionárias, caminhadas, movimentos que simulem a corrida antes de sair para o treino. Os músculos precisam estar bem ativados ao iniciar a corrida.

Alongar após a corrida é interessante pelo relaxamento  e sensação de bem estar que ele promove.


Caminhar em ritmo intenso trás os mesmos resultados da corrida? A caminha intensa pode ser o primeiro passo para quem não consegue correr?

Caminhar em ritmo intenso não trás os mesmos resultados da corrida.

A caminhada acelerada é uma excelente ferramenta na transição da caminhada para corrida.


Um treino que mescla corrida com caminhada é fácil para qualquer pessoa pode fazer por conta da recuperação?
A facilidade em realizar este tipo de treino dependerá do nível de condicionamento e da intensidade do estimulo de corrida.
Sendo bem orientado, qualquer pessoa com um mínimo de experiência em corrida consegue realizar um treino com esta característica.

Quanto a postura, como deve ser o posicionamento do corpo e das mãos, dos pés?
Não existe jeito certo, pois cada um tem uma adaptação diferente  de acordo com vários fatores como de composição corporal, amplitude articular, histórico de prática, etc.
Um bom posicionamento para correr deve ser com o tronco ligeiramente inclinado para frente, com cotovelos flexionados,  mãos, braços e ombros relaxados, sem rotação de tronco e com passadas amplas, com os pés entrando com os calcanhares e saindo com a parte frontal.

O que a pessoa precisa ficar atenta para correr na rua? Nos carros, buracos, asfaltos...
Deve levar em consideração a instabilidade com piso (buracos, raízes, calçadas, degraus etc.), o transito que, por muitas vezes vão fazer com que o corredor tenha que ficar parado por alguns segundo ou minutos, a hora do dia e a proximidade com vias de muito movimento, muita poluição é um veneno, e a segurança do percurso, locais muito escuros, sem muito movimento são um convite a pessoas mal intencionadas.

E o tipo de solo. Dependendo do solo a intensidade é maior?
Sem dúvida. Correr na grama promove uma sobrecarga menor as articulações. Correr no asfalto exige um melhor preparo das articulações. Já na areia, se for seca, exige muito dos músculos inferiores.

É verdade que correr na subida ainda tonifica a musculatura do bumbum?
Sim pois a exigência muscular é maior. Nem todos as corredoras estão preparadas para encarar uma subida. Esse tipo de treinamento nunca deve ser acrescentado no período de adaptação (4 a 6 semanas). Por tanto, deve ser respeitado todas as fases, e o seu treinador, pode auxiliar e preparar seus treinos, até que alcance este estágios sem maiores comprometimento. 


Observações anotadas?

Bons treinos!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fibras: aliadas do bom funcionamento do corpo

O efeito positivo das fibras no funcionamento do intestino é bastante conhecido há algum tempo. Mas seus benefícios não param por aí. Aqui vão algumas dicas que mostram a importância de uma alimentação rica em fibras. 

·         Ajudam a manter a glicemia estável, fator importante na prevenção de diabetes tipo II e no controle de quem já tem a doença;
·         Ajudam no controle do colesterol, atuando assim na saúde cardiovascular;
·         Muitos estudos mostram que indivíduos que consomem quantidade adequada de fibras diariamente têm menor chance de ter câncer.
·         E os estudos mais recentes já relacionam o consumo das fibras com o bom funcionamento do sistema imune, já que as fibras reduzem as infecções e risco de processos inflamatórios associados ao sobrepeso e obesidade, além de diminuir o tempo de recuperação e cura.
Alguns alimentos ricos em fibras fáceis de incluir (ou substituir) no dia-a-dia:

- pães, biscoitos e torradas integrais – uma sugestão para lanche da tarde: uma torrada integral com Polenghinho com fibras e uma maçã pequena
- arroz integral com feijão – o feijão é naturalmente rico em fibras, então substituindo o arroz branco pelo integral, você garante 2 porções de fibras em uma refeição

 Procure consumir ao menos 3 porções de fibras diariamente, para uma alimentação muito mais saudável.

 



Consultoria em nutrição e gastronomia saudável, com foco em saúde da mulher, gestantes e crianças.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Por que contratar uma Assessoria Esportiva?

Por: Profº. Esp. Erivaldo Moreira  (Branco)

O número de pessoas que procuram serviços especializados de atividade física, em especifico o de treinamento de corrida, vem aumentando de maneira considerável nos últimos anos.

Profissionais de diversas áreas de atuação como advogados, arquitetos, dentistas, médicos, entre outros, vem recorrendo aos mais diversos grupos de corrida espalhados nos parques e praças da cidade.

Tais grupos de corrida são organizados pelas assessorias esportivas, empresas que planejam, desenvolvem e acompanham o treinamento dos clientes.

A maioria dos clientes procuram as assessorias em busca de uma atividade bem orientada.

Os objetivos são os mais variados.

Há quem se preocupe com bons níveis de saúde e qualidade de vida, com estética, com performance competitiva.

Alguns procuram as assessorias pelo pertencimento a uma rede social com interesses em comum.

Os que objetivam a perda e controle de peso encontram nas assessorias esportivas uma atividade ideal para este proposito. A resistência aeróbia é bem desenvolvida com treinos adequados de corrida e caminhada.

Não é raro encontrar aqueles que optaram por uma atividade ao ar livre como alternativa a academias de ginástica.

Independente dos objetivos, na contratação de uma assessoria esportiva, sua condição física deve ser levada em consideração. Toda atividade física deve ser prescrita dentro de suas reais possibilidades.

Um programa adequado de treinamentos só traz grandes vantagens aos praticantes, pois promove a potencialização de várias qualidades físicas como: velocidade, força, resistência, flexibilidade e agilidade. Um programa para que o cliente se fortaleça por igual.

Os benefícios dos treinos com assessoria esportiva vão além da melhora das capacidades físicas. Possibilitam ainda ganhos como melhora na disposição, melhora no humor, boas noites de sono, entre outros em longo prazo como um retardo na regeneração de algumas estruturas comumente acometidas pelo processo de envelhecimento.

Os treinos devem ser elaborados de acordo com os princípios do treinamento desportivo. Para atingir os objetivos, o treino deve ser organizado através de mesociclos, microciclos e sessões diárias. Tudo isso compreende um macrociclo que corresponde a uma temporada de treinos.

Todos os ganhos só são possíveis com profissionais qualificados. Ao iniciar um programa de atividade física é imprescindível consultar uma empresa séria cujos profissionais sejam especialistas em treinamento.

Na R4W Assessoria Esportiva você encontra profissionais qualificados que desenvolvem programas personalizados, de acordo com os objetivos e tempo disponível de cada pessoa, orientando-a adequadamente para melhor rendimento no seu dia-dia e durante a prática esportiva.