Bem vindos à R4W Assessoria Esportiva

Bem-vindos R4W Assessoria Esportiva!

A R4W é especializada em promover programas de qualidade de vida personalizada, treinamento de corrida de rua para pessoas iniciantes, amadora e aqueles que desejam alcançar o rendimento, respeitando a individualidade e os limites de cada participante.

Com ampla estrutura e locais estratégicos, a R4W está pronta para atender as necessidades dos participantes de forma individual, em grupo e a grupos corporativos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Adaptações musculares e cardiovasculares do treinamento de corrida e caminhada


Por professor Carlos Henrique



São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a iniciar um programa de atividade física e o consenso atual da importância de uma vida mais ativa colabora de forma impar para tal fato.
Dentre os motivos podemos citar o emagrecimento, estética, manutenção de bons indicadores de saúde, melhora na qualidade de vida, inserção em grupos sociais entre outros.
Existem muitas opções de programas de atividade física a disposição, porem, o que nos chama atenção é a crescente adesão das pessoas a pratica de caminhada e corrida de rua.
Dados da corpore apontam para aumento de 9.430 em 1997 para 132.100 participantes de suas provas em 2008.
Diante esses números, nos questionamos: o que justifica, do ponto de vista fisiológico, a opção pela caminhada e corrida de rua?
Quais são as adaptações provocadas pela prática da corrida em nosso corpo?
Nosso corpo se adapta ao treinamento de corrida e caminhada em diferentes sistemas tais como sistema nervoso, ósseo, musculoesquelético, cardiovascular, hormonal etc.
Esse artigo propõe a apresentação das adaptações musculoesqueléticas e cardiovasculares.
O estimulo oriundo do treinamento de corrida aprimora a coordenação intra e inter muscular e melhora o recrutamento das fibras musculares o que resulta em movimentos com maior economia.
A energia utilizada pelos músculos para realização dos movimentos provem, principalmente do glicogênio que pode ser armazenado no fígado e nos músculos. O glicogênio também é usado nas funções do sistema nervoso central.
Com o estimulo do treinamento aliado a uma alimentação adequada é possível aumentar em até cem por cento os estoques de glicogênio muscular e, com maior quantidade disponível deste substrato, não há prejuízo para o sistema nervoso central.
Vale lembrar que a queda dos níveis de glicogênio circundante na corrente sanguínea e a conseqüente queda de glicogênio no SNC prejudica a coordenação e aumenta a incidência de lesões.
Ocorre também a modificação estrutural dos músculos envolvidos na tarefa o que facilita a proteção das articulações principalmente de membros inferiores.
O sistema cardiovascular, também de acordo com o estimulo, sofre adaptações positivas. Com a prática de corrida e caminhada o músculo cardíaco sofre hipertrofia (aumento da espessura das paredes do coração) e, um coração mais forte é capaz de mandar uma maior quantidade de sangue para os músculos por minuto. Com isso, considerando que o sangue é quem carrega o oxigênio para as células, teremos músculos com suprimento mais eficiente de oxigênio.
O coração, agora trabalhando de forma mais eficiente, não tem a necessidade de bater tantas vezes o quanto antes para oxigenar os tecidos por isso a freqüência cardíaca em repouso e durante o exercício tende a diminuir.
Os vasos sanguíneos também sofrem alterações. O número de capilares (pequenos vasos sanguíneas das extremidades musculares) aumenta de forma considerável, isso faz com que o sangue chegue mais facilmente aos músculos alem de facilitar a remoção dos resíduos metabólicos.
Existem ainda outras adaptações musculares e cardiovasculares, alem de adaptações em outros sistemas como citado em parágrafos anteriores. Ficamos por enquanto com estas, tendo em um próximo artigo espaço para outras adaptações.
É claro que todos os benefícios da corrida serão adquiridos com a pratica regular e bem orientada por um profissional de Educação Física, portanto pegue seu tênis e calção e venha correr com a RUN FOR WIN – ASSESSORIA ESPORTIVA.

Usufrua você também dos benefícios da corrida.

Fontes:
CORPORE.Corredores Paulistas Reunidos Disponívelem: . Acesso em: 7 Out. 2009.
.Chacon-Mikahil, M. CORRIDA DE RUA: ANÁLISE DO CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PROVAS E DE PRATICANTES STREET RACE. Unicamp. São Paulo – 2006.
WEINECK, J. Atividade física e esporte para quê? São Paulo: Manole, 2003.
Evagelista, Alexandre Lopes - Treinamento de Corrida de Rua – São Paulo : Phorte, 2009.



http://runforwin.com.br/adap.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário