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quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Benefícios da caminhada e da corrida

Por  professor Erivaldo Moreira



CAMINHAR ou CORRER?

A prática da caminhada e da corrida tem grande contribuição para a qualidade de vida das pessoas de qualquer idade, pois, são mecanismos que já fazem parte do processo de desenvolvimento natural do ser humano. Além destes benefícios, é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável com benefícios de muita relevância no dia-dia de qualquer pessoa.
O ato de caminhar é recomendado especialmente para iniciantes, gestantes e idosos, por ser de fácil execução, não exigindo habilidade especial, não ter contra-indicações em indivíduos normais e o risco de lesões articulares ser muito baixo.
O ato de Correr é tão eficiente quanto a caminhada para a perda de peso, embora o resultado seja conseguido com maior rapidez. Observa-se uma relativa melhora na capacidade aeróbica dos praticantes, além da queima calórica ser superior. Qualquer pessoa normal pode iniciar um programa de corrida da mesma forma que a caminhada, porém, um alerta: se a pessoa estiver acima do peso ou possuir lesões articulares que possam piorar com o impacto, não é aconselhável a prática da corrida de imediato. Se tiver complicações cardíacas deve ser monitorado por um profissional competente.
Tanto na caminhada ou na corrida, podemos controlar vários tipos de sintomas incluindo a obesidade, que nos dias atuais são alarmantes, provocados pelo alto índice de inatividade, sedentarismo, falta de tempo e o stress das grandes cidades.
Os seus benefícios podem ser verificados no controle do emagrecimento, na redução das taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e no aumento do colesterol bom (HDL), além do fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, que estão sendo trabalhadas (pernas, glúteos), e os músculos do abdômen.
Assim como nos músculos, o sistema ósseo também é beneficiado com a caminhada e a corrida, considerando-se que corrida e caminhada são exercícios de sustentação do peso, que forçam as pessoas a trabalhar contra a gravidade. Nisso se incluem os exercícios de subir degraus, musculação e dança.
Ambas as atividades são aeróbicas, que promovem melhor oxigenação cerebral, capazes de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. Contribuindo assim, para a prevenção de AVC (acidente vascular cerebral), depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.
Caminhada ou corrida regular, desde que bem orientadas por um profissional qualificado de Educação Física, devem ser realizadas por, pelo menos, de 20 a 30 minutos, três vezes por semana.
A caminhada como a corrida, inicialmente, deverá ter um ritmo mais lento e aumentando, gradativamente, de acordo com o desempenho individual da pessoa, a fim de que possa usufruir dos benefícios fisiológicos e também obter uma sensação de bem estar da atividade.
Dicas:
- Nunca pare bruscamente sua corrida, quando for terminá-la, diminua a velocidade da passada para que o corpo possa ir gradualmente entrando no estado de equilíbrio basal.
- Em seguida faça os alongamentos finais.
- Lembre-se de Monitorar sua Frequência Cardíaca, antes, durante e após para verificar se sua caminhada ou corrida, não está sendo estressante ou muito fácil para você.
- Caso a sua freqüência cardíaca esteja muito elevada, volte a caminhar a fim de adquirir um condicionamento necessário para a prática da Corrida.
- É preciso também escolher o tênis adequado, usar roupas leves e claras que absorvam o suor. Quanto ao solo, prefira grama, terra ou areia batida e procure evitar paralelepípedos, asfaltos e terrenos irregulares, ou então, prefira a esteira rolante.
- Do mesmo modo, é importante que se faça um bom aquecimento, alongando os músculos antes de serem exercitados e após, lembrando que ao final do exercício, o alongamento deve ser realizado com uma intensidade menor.

Referências:
Qual é a Melhor atividade, Correr ou Caminhar?
http://www.cdof.com.br/caminh1.htm#qual
Atividade Física Passo a Passo: saúde sem medo e sua preguiça
 Por Marcos Vinhal Campos (et al) – Brasília – Editora Thesaurus, 2002.
Fonte disponibilizada: http://books.google.com.br/books?id=UFPNwbW8racC&printsec=frontcover#v=onepage&q=&f=false



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