Bem vindos à R4W Assessoria Esportiva

Bem-vindos R4W Assessoria Esportiva!

A R4W é especializada em promover programas de qualidade de vida personalizada, treinamento de corrida de rua para pessoas iniciantes, amadora e aqueles que desejam alcançar o rendimento, respeitando a individualidade e os limites de cada participante.

Com ampla estrutura e locais estratégicos, a R4W está pronta para atender as necessidades dos participantes de forma individual, em grupo e a grupos corporativos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dicas para treinamento e a prática da corrida

Por professor Erivaldo Moreira



O que devo fazer para iniciar uma atividade física com segurança?

1 – Avaliações:

É indispensável passar por uma avaliação médica e física antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Seja você já praticante ou iniciante e optar pela corrida ao ar livre ou em esteiras, é muito importante estabelecer os limites cardiorrespiratórios para que a atividade seja prescrita com segurança, respeitando as individualidades dos alunos.

2 – Alimentação

Não se deve praticar nenhuma atividade física em jejum. A alimentação deve ser feita de acordo com a intensidade do treinamento. Uma alimentação leve, baseada em carboidratos antes de qualquer sessão de exercícios será o combustível para os seus músculos em atividade.

3 – Hidratação

É importante atentar para quando e quanto se deve hidratar. Não se deve esquecer que a reposição de líquidos antes durante e após aos exercícios são essenciais. Durante os treinos ou em competições a hidratação faz a diferença. A água é o elemento essencial para a vida humana e sua perda corpórea causa adversidades durante a realização de uma atividade física. É importante que pelo menos 2 horas antes da atividade pretendida, seja ingerindo aproximadamente 500 mL de líquidos, hidratar de 200 a 300 mL a cada 15 / 20 minutos durante os exercícios e a partir de 1 hora de atividade, de 600 / 1200 mL de líquidos por hora de exercício. A bebida recomendada deve conter água, sais minerais e glicose, devendo existir uma adequação racional entre seus componentes. Seguindo estas recomendações, pode-se utilizar dos chamados isotônicos ou repositores hidroelétricos que também auxilia e contribui como repositores hidratantes e de fonte energética a cada 1 hora de atividade.

4 – Vestimentas

A roupa deve ser adequada para a corrida, deve-se utilizar roupas que sejam confortáveis e facilite a transpiração, assim mantendo a temperatura corporal de forma adequada. Para isso, já existem tecidos apropriados que cumprem esta função e ajudam no desempenho do corredor.
Hoje os corredores têm acesso a diversos modelos de tênis para corrida, todos cumprindo a mesma função básica, a absorção do impacto provocado pela fase aérea da passada, porém, para cada tipo de pisada ou curvatura do pé já se produzem modelos específicos que tentam minimizar estas alterações.

5– Local

Aos corredores de rua, que se utilizam de praças e parques, devem ter atenção quanto aos percursos e circuitos pretendidos para uma prática segura durante o treino de corrida pela cidade, salientando aos iniciantes, que se deve priorizar terrenos planos e lugares com boa ventilação.

6 - Aquecimento e alongamento

Antes de qualquer atividade física o aquecimento e o alongamento são essenciais para se obter um bom desempenho do exercício realizado. Preparar as articulações e elevar a temperatura corporal são alguns dos benefícios adquiridos com essa prática. O alongamento deve ser parte integrante de qualquer treinamento, tanto na fase de aquecimento como durante o relaxamento. Alongar de forma suave e harmoniosa, também contribui para o relaxamento psicológico, além de tornar ainda mais efetivo o treinamento da flexibilidade do aluno.

7– Estabelecer metas

É importante definir seus objetivos. Neste caso, conversar com seu professor que o ajudará a estabelecer metas atingíveis e dentro da realidade física de cada aluno.

8 - Caminhar ou correr?

Muitos alunos que buscam ajuda de uma assessoria esportiva para começar a correr se frustram, pois começam com caminhadas. Neste caso é importante deixar claro que o que determinará se um aluno vai iniciar correndo ou caminhando será o seu nível de condicionamento físico, além de outros aspectos que serão avaliados por profissionais de saúde, como nos testes cardiológicos, testes de esforço avaliado pelo médico que deverá liberar o aluno para o acompanhamento de um profissional de Educação Física, que irá prescrever a melhor maneira de se obter os resultados pretendidos com a corrida. Sua orientação irá otimizar o tempo de treinamento e garantir a segurança durante a atividade realizada.


Referências bibliográficas:
http://www.rgnutri.com.br/sp/hidratacao/ibhe.php
http://www.efdeportes.com/efd123/hidratacao-em-atletas-de-elite.htm
Livro:
Exercícios de Alongamento, Anatomia e Fisiologia
ACHOUR JUNIRO, ABDALLAH – 2002 – Editora Manole


Site:
A importância do alongamento- Entendendo alongamento
http://www.aquabrasil.info/artigo_24.html


Condicionamento Físico e Flexibilidade
http://www.efdeportes.com/efd53/flex.htm
Alfredo de Araújo M, Edison


http://runforwin.com.br/dicas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário