Bem vindos à R4W Assessoria Esportiva

Bem-vindos R4W Assessoria Esportiva!

A R4W é especializada em promover programas de qualidade de vida personalizada, treinamento de corrida de rua para pessoas iniciantes, amadora e aqueles que desejam alcançar o rendimento, respeitando a individualidade e os limites de cada participante.

Com ampla estrutura e locais estratégicos, a R4W está pronta para atender as necessidades dos participantes de forma individual, em grupo e a grupos corporativos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atividade física: Uma excelente escolha para uma vida melhor!



É indiscutível que a prática de atividade física associada a uma alimentação coerente está relacionada com melhores indicadores de saúde e qualidade de vida, porém, por vezes o cotidiano impede ou dificulta a prática de hábitos saudáveis como respeitar o intervalo entre as refeições ou realizar uma simples caminhada.
As implicações de uma vida hipoativa e da não adoção de hábitos alimentares saudáveis vão de pequenas indisposições em tarefas simples à, até mesmo a suscetibilidade a doenças cardiovasculares graves. 
Pequenas mudanças no comportamento já fazem um grande efeito para quem leva uma vida hipoativa. Preferir caminhar ao invés de usar o carro em pequenos percursos como a padaria do bairro, alternar entre elevador e escada para o deslocamento entre andares próximos e caminhar com cão por mais vezes durante a semana estão entre as práticas que não exigem investimento e estão ao alcance de todos.
Qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético maior do que os níveis de repouso já é suficiente para produzir algum efeito positivo no organismo, porém, é evidente que com o decorrer do tempo, seu corpo necessite de estímulos maiores para obtenção de bons resultados, nesta hora, a orientação nutricional ganha mais importância ainda.
Escolher a atividade a ser praticada depende do gosto e do quanto se pretende investir.
Em São Paulo, por exemplo, existem alternativas que vão de valores bem acessíveis até atividades com valores que podem chegar a R$ 200,00 por hora como é o caso do personal trainer.
Uma atividade que cresce na mesma velocidade das grandes cidades é a corrida de rua. Muitas pessoas tem se interessado em correr e caminhar nos parques e praças da cidade. Estima-se que no Brasil aproximadamente quatro milhões de pessoas já aderiram a esta atividade.
Além de melhorar sua disposição, emagrecer e ter mais qualidade de vida, os grupos de corrida ainda proporcionam o convívio social com pessoas com objetivos em comum o que leva a uma melhor motivação para a realização dos exercícios.
Independente da escolha é imprescindível consultar um médico para verificar as condições físicas e, tão importante o quanto, procurar um profissional especializado na modalidade em questão.
Sua saúde e qualidade de vida depende de suas iniciativas portanto, corra já atrás da atividade que mais lhe agrada e lembre-se, os benefícios vem de maneira gradativa e com a continuidade. Seja persistente, não tenha pressa e usufrua dos benefícios da atividade física você também.


Profº. Esp. Carlos Henrique
Supervisor Técnico da R4W Assessoria Esportiva de São Paulo
Cref.: 068525/G-SP

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nova parceria R4W Assessoria Esportiva

Agora a R4W Assessoria Esportiva (Run For Win) conta com a mais nova parceria Feel Good em seus treinos!


A Feel Good é uma linha de chás especiais, que une as propriedades milenares da planta Camellia Sinensis, a um delicado sabor adaptado ao paladar dos brasileiros.

Rica em antioxidantes, é leve, refrescante, sem adição de açúcar e com baixas calorias.

Um produto ideal para quem é preocupado com a boa forma e o bem estar.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Alguns benefícios da corrida perguntas e respostas!



Por Profº  Esp. Erivaldo Moreira e Carlos Henrique


Não é novidade que a corrida é um eficiente meio de deixar o corpo saudável. Além de favorecer a queima de gorduras, uma corrida leve pode proporcionar inúmeros benefícios. 
Se bem orientada, pode proteger as articulações de lesões, como também contribuir para tonificar músculos e deixar o coração mais forte. E os benefícios da corrida ainda podem ser multiplicados se ela for praticada em grupo tornando a corrida ainda mais prazerosa. 
Qualquer pessoa pode correr, desde que esteja bem de saúde, com os devidos exames realizados e que tenha liberação médica para tal atividade, e com orientação de um profissional de Educação Física especializado. 
A corrida é considerada um ótimo exercício para emagrecer, pois estimula gasto calórico através do metabolismo aeróbio. Com ela, produzimos energia através do glicogênio e também através dos lipídeos o que favorece o emagrecimento. Além disso, com a corrida podemos otimizar o metabolismo o que também facilita a perda de peso.

Correr continuo ou intervalado (com tiros e trotes mais leves) é mais eficiente para queimar calorias?

Esta questão tem um contexto bastante interessante, já que é uma dúvida de muitos praticantes de atividade física e esporte. Ainda não se sabe exatamente ao certo qual o método ideal para a perda de peso, já que muitos fatores influenciam como a alimentação e a variabilidade entre indivíduos e etc.

A queima de calorias esta diretamente ligada a carga de treino. E os estudos mostram que a corrida intervalada promove uma maior gasto de energia e aumento no total de calorias gastas em comparação a corrida contínua. Diante desse resultado, é certo que treinos com cargas mais altas provocam um gasto calórico maior do que treinos moderados. Correr intervalado promove um aumento considerável de carga no forte e recuperação no fraco. Um treino intervalado é uma excelente ferramenta para aprimorar o ritmo e a velocidade (dependendo da intensidade dos estímulos). E pode ser bem interessante também para iniciantes que não conseguem manter o ritmo prolongado por muito tempo, como na corrida contínua.

Antes e depois da corrida é importante realizar alongamento?

Alongar antes da corrida é bem interessante, inclusive muitas pessoas realizam essa prática. Após realizar o alongamento, uma vez que essa prática reduz a excitabilidade dos músculos e promove o relaxamento, é necessário realizar uma ativação muscular com saltitos, corridas estacionárias, caminhadas, movimentos que simulem a corrida antes de sair para o treino. Os músculos precisam estar bem ativados ao iniciar a corrida.

Alongar após a corrida é interessante pelo relaxamento  e sensação de bem estar que ele promove.


Caminhar em ritmo intenso trás os mesmos resultados da corrida? A caminha intensa pode ser o primeiro passo para quem não consegue correr?

Caminhar em ritmo intenso não trás os mesmos resultados da corrida.

A caminhada acelerada é uma excelente ferramenta na transição da caminhada para corrida.


Um treino que mescla corrida com caminhada é fácil para qualquer pessoa pode fazer por conta da recuperação?
A facilidade em realizar este tipo de treino dependerá do nível de condicionamento e da intensidade do estimulo de corrida.
Sendo bem orientado, qualquer pessoa com um mínimo de experiência em corrida consegue realizar um treino com esta característica.

Quanto a postura, como deve ser o posicionamento do corpo e das mãos, dos pés?
Não existe jeito certo, pois cada um tem uma adaptação diferente  de acordo com vários fatores como de composição corporal, amplitude articular, histórico de prática, etc.
Um bom posicionamento para correr deve ser com o tronco ligeiramente inclinado para frente, com cotovelos flexionados,  mãos, braços e ombros relaxados, sem rotação de tronco e com passadas amplas, com os pés entrando com os calcanhares e saindo com a parte frontal.

O que a pessoa precisa ficar atenta para correr na rua? Nos carros, buracos, asfaltos...
Deve levar em consideração a instabilidade com piso (buracos, raízes, calçadas, degraus etc.), o transito que, por muitas vezes vão fazer com que o corredor tenha que ficar parado por alguns segundo ou minutos, a hora do dia e a proximidade com vias de muito movimento, muita poluição é um veneno, e a segurança do percurso, locais muito escuros, sem muito movimento são um convite a pessoas mal intencionadas.

E o tipo de solo. Dependendo do solo a intensidade é maior?
Sem dúvida. Correr na grama promove uma sobrecarga menor as articulações. Correr no asfalto exige um melhor preparo das articulações. Já na areia, se for seca, exige muito dos músculos inferiores.

É verdade que correr na subida ainda tonifica a musculatura do bumbum?
Sim pois a exigência muscular é maior. Nem todos as corredoras estão preparadas para encarar uma subida. Esse tipo de treinamento nunca deve ser acrescentado no período de adaptação (4 a 6 semanas). Por tanto, deve ser respeitado todas as fases, e o seu treinador, pode auxiliar e preparar seus treinos, até que alcance este estágios sem maiores comprometimento. 


Observações anotadas?

Bons treinos!